História da Raça Scottish Fold
Em 1961, o pastor escocês William Ross notou um gato com orelhas dobradas incomuns na fazenda de um vizinho próximo de Coupar Angus, na região de Tayside, na Escócia.
O primeiro Scottish Fold foi uma femea chamada Suzie, era um gato de fazenda branco de ascendência desconhecida. Percebendo a particularidade das orelhas do gato, Ross e sua esposa, Mary, adquiriram um dos gatinhos de Suzie um ano depois, uma fêmea branca chamada Snooks. A familia Ross iniciou entao um programa de criação com a gatinha Snooks procurando estabelecer e reconhecer a nova raça.
Ross chamou a raça de “orelhas caídas” em homenagem a uma variedade de coelhos. Brittish Shorthairs foram usados para fortalecer e desenvolver as caracteristicas geneticas. Os Rosses começaram a mostrar e registrar seus gatos exclusivos com o Governing Council of the Cat Fancy (GCCF). Outros criadores se envolveram e no final da década a raça foi renomeada de Scottish fold. A raça nunca alcançou a fama que alcançou na América do Norte. Os Scottish Fold foram introduzidas nos Estados Unidos em 1970, quando três dos gatinhos de Snooks foram enviados ao Dr. Neil Todd em Massachusetts, que estava pesquisando mutações espontâneas. Outros Fold foram importados posteriormente, usando British Shorthair e American Curl programa de criação. Todas os Scottish Fold genuínos podem ser rastreadas até Suzie. Em 1978, a Cat Fanciers 'Association (CFA) concedeu o título de campeão escocês. Em um tempo relativamente curto, a dobra ganhou aceitação em todas as associações de felinos e um lugar no top 10 das raças mais populares da fantasia de gato dos EUA. Hoje, Scottish Fold é a oitava mais popular, de acordo com o total de inscrições do CFA.
Personalidade e temperamento do Scottish Fold
Gentil, inteligente e extremamente bem ajustado, o Scottish Fold também é muito carinhoso. E embora possa ficar muito apegado ao seu dono, não será invasivo ou um incômodo.
Como muitos outros gatos, ele gosta de brincar, mas é especialmente sensível ao treinamento.
Scottish Folds adoram a companhia humana e exibem isso em sua própria maneira tranquila. Eles se adaptam a quase qualquer situação doméstica e ficam tão confortáveis em uma sala cheia de crianças e cachorros barulhentos quanto em uma casa de uma pessoa. Eles geralmente não entram em pânico em shows ou em quartos de hotéis estranhos e se adaptam extremamente bem a outros animais.
Os Scottish Folds são gatos resistentes, muito parecidos com seus ancestrais da fazenda.
Sua disposição combina com sua doce expressão. Eles têm vozes minúsculas e não são extremamente vocais.
Desde que devidamente apresentados, eles se adaptam muito bem a novos ambientes e pessoas.
Coisas a considerar
Como a raça é rara e nem todo gatinho nascido tem orelhas dobradas (apenas cerca de metade dos Folds nascidos realmente desenvolvem suas próprias orelhas dobradas), pode ser difícil adquirir um Scottish Fold, pois o suprimento nem sempre acompanha a demanda pela raça.